A partir dessa animação de Steve Cutts, pode-se fazer várias análises, mas o que marca profundamente na reflexão sobre o vídeo é falta de sensibilidade, do enxergar o outro.Quando damos mais atenção às coisas coisificamos o homem e humanizamos as coisas, é o fenômeno de "Fetichização" tão analisado pela Escola de Frankfurt, que vem nos alertar sobre a razão tecnológica e propagação da cultura de massa como disseminação dos ideais capitalistas para a perda da crítica.
A perca da crítica é também uma das consequências negativas do mau uso das tecnologias, enfatizada por Santaella (2013) que afirma que o homem está entrando numa condição pós-humana, na qual o sujeito assemelha-se a um ser monstruoso, que perde sua capacidade de raciocínio
Que tipo de homem queremos nos tornar: humanizados ou coisificados?
FONTE: http://pssika2010.blogspot.com.br/2010/09/volta-as-aulas.html De acordo com a imagem acima as TDIC’s (Tecnologia Digital da Informação e Conhecimento) vem avançando a passos largos e a cada dia se aperfeiçoa para atender as demandas de uma sociedade que caminha para a pós-modernidade. Estas tecnologias chegam às escolas para melhoria da qualidade do ensino e principalmente para deixar as aulas expositivas de lado. Entretanto, os professores não conseguem acompanhar estes avanços e apesar de possuir os recursos, ainda continuam numa educação com perspectiva bancaria. O que ocorre para que apesar de possuírem vários recursos tecnológicos os docentes continuem com as aulas expositivas? Apesar dos avanços tecnológicos em uma sociedade da informação, boa parte dos professores continuam com aulas expositivas devido a falta de conhecimento na utilização destas tecnologias dentro da sala de aula, resultado da ausência de uma formação continuada em serviço. Almeida ...
Fonte: www.muyinteresante.es O ensino de Ciências passou por várias transformações até chegar à concepção que se conhece hoje, a qual se deve promover aos discentes a construção do conhecimento científico e significativo para o seu cotidiano. Apesar de essas mudanças serem perceptíveis, pouco se tem modificado nas metodologias em sala, e as aulas continuam expositivas, cansativas e sem nenhuma relevância para a vida do aluno, visto que, muito dos professores não as realizam voltadas para as novas concepções didáticas. É notório que as crianças aprendem com maior facilidade à partir dos seus interesses e curiosidades, e o professor que se utiliza de uma didática que atenda essas demandas, está promovendo a construção do conhecimento pelo aluno de forma prazerosa, uma alfabetização cientifica ao qual está traz como proposta fazer com que o aluno adquira conhecimentos científicos sobre determinado objeto ou fato instigando-o à curiosidade, sendo um dos prime...
Comentários
Postar um comentário