O dilema das novas tecnologias na escola por Vanessa Andrade
O
uso de novas tecnologias na escola é uma temática bastante discutida no âmbito
educacional, professores e gestores almejam cada vez mais buscar a atenção do
seu aluno para o processo de ensino-aprendizagem, mitigando o máximo possível o
uso de aparelhos como celulares e computadores, pois são vistos como prejudiciais
aos educandos, tirando-os do foco que deve ser os elementos tidos como
essenciais, como o conteúdo a ser transmitido.
Os
professores apresentam grandes resistências à inovação, pois a visão
tradicional de educador como fonte de conteúdo ainda persiste, embate muito
grande, pois o aluno chega na sala de aula com um determinado saber prévio que
não é considerado, visto que muitas vezes o professor não sabe responder os
questionamentos trazidos, não entende que as informações adquiridas pelo
estudante através dos meios de comunicação podem serem transformadas em conhecimento.
Esse embate reflete a falta de formação do
professor, que não sabe como lhe dar com essa realidade, não recebendo muitas
vezes apoio necessário da instituição escolar na qual trabalha que também não
se dispõe a discutir sobre essas novas tecnologias na escola, existindo muitos
tabus construídos, como a visão tradicional do educador como única fonte de
saber, educadores também representado pelos gestores que não mudam seus padrões
pedagógicos, conservando a educação mecanicista de dar e receber o conteúdo.
O
processo educativo busca muito padronizar seus alunos em um único modelo, no
qual o estudante bom e disciplinado é aquele que não questiona o que lhes
oferecem como verdade na escola, contudo é muito difícil atualmente existir um
sujeito que não critique o que lhes dizem, já que a Tv, as redes sociais,
youtubers, etc., estão a todo o momento contradizendo o afirmado no ambiente
educacional, e quando o indivíduo enfrenta seu professor na sala de aula, o
educando é visto como um problema, um caos, e que a educação apenas em está em
crise porque os indivíduos não querem saber da escola, quando na verdade o que
acontece é o contrário.
Sendo
assim, é possível afirmar que são muitas as questões envolvidas sobre o uso das
novas tecnologias na escola, existem os prós e os contras e são muitos os
argumentos utilizados para defender uma tese, a problemática cresce cada vez
mais e não se sabe ao certo qual deve ser o papel da escola diante de tantas
vertentes, tornando o assunto em um mistério que será desvendado no trabalho
contínuo dos sistemas educativos e seus atores ou em um mistério que apenas
crescerá. O que realmente se sabe é que é impossível a escola manter como meta
fundamental a construção da cidadania sem possibilitar a análise pelos
educandos do mundo que os cerca e acompanhar as suas mudanças.
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