O dilema das novas tecnologias na escola por Vanessa Andrade

O uso de novas tecnologias na escola é uma temática bastante discutida no âmbito educacional, professores e gestores almejam cada vez mais buscar a atenção do seu aluno para o processo de ensino-aprendizagem, mitigando o máximo possível o uso de aparelhos como celulares e computadores, pois são vistos como prejudiciais aos educandos, tirando-os do foco que deve ser os elementos tidos como essenciais, como o conteúdo a ser transmitido.
Os professores apresentam grandes resistências à inovação, pois a visão tradicional de educador como fonte de conteúdo ainda persiste, embate muito grande, pois o aluno chega na sala de aula com um determinado saber prévio que não é considerado, visto que muitas vezes o professor não sabe responder os questionamentos trazidos, não entende que as informações adquiridas pelo estudante através dos meios de comunicação podem serem transformadas em conhecimento.
 Esse embate reflete a falta de formação do professor, que não sabe como lhe dar com essa realidade, não recebendo muitas vezes apoio necessário da instituição escolar na qual trabalha que também não se dispõe a discutir sobre essas novas tecnologias na escola, existindo muitos tabus construídos, como a visão tradicional do educador como única fonte de saber, educadores também representado pelos gestores que não mudam seus padrões pedagógicos, conservando a educação mecanicista de dar e receber o conteúdo.
O processo educativo busca muito padronizar seus alunos em um único modelo, no qual o estudante bom e disciplinado é aquele que não questiona o que lhes oferecem como verdade na escola, contudo é muito difícil atualmente existir um sujeito que não critique o que lhes dizem, já que a Tv, as redes sociais, youtubers, etc., estão a todo o momento contradizendo o afirmado no ambiente educacional, e quando o indivíduo enfrenta seu professor na sala de aula, o educando é visto como um problema, um caos, e que a educação apenas em está em crise porque os indivíduos não querem saber da escola, quando na verdade o que acontece é o contrário.

Sendo assim, é possível afirmar que são muitas as questões envolvidas sobre o uso das novas tecnologias na escola, existem os prós e os contras e são muitos os argumentos utilizados para defender uma tese, a problemática cresce cada vez mais e não se sabe ao certo qual deve ser o papel da escola diante de tantas vertentes, tornando o assunto em um mistério que será desvendado no trabalho contínuo dos sistemas educativos e seus atores ou em um mistério que apenas crescerá. O que realmente se sabe é que é impossível a escola manter como meta fundamental a construção da cidadania sem possibilitar a análise pelos educandos do mundo que os cerca e acompanhar as suas mudanças.

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